quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Esperar

Cheguei do médico e trago más noticias eu estirei o músculo, usualmente isso ocorre quando estais forçando demais a abertura das pernas. Ja aconteceu isso comigo e assim que eu aprendi como treinar abertura. Usualmente demora um mês para sarar assim de uma vez.

Quando o medico disse: usaste ele como base para algum movimento, me fez lembrar os três primeiros movimentos do Taulo da Serpente, duas rasteiras e uma voadora girando.

Egua caralho to triste. O pior que não poder ensaiar é não poder treinar.

Pensando em um plano geral é esperar o pé melhorar ensaiando a contação e vamo ver se melhorar na primeira quinzena de novembro.

Pro treino os exercícios de resistência.

Até


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ensaio 26/10

Hoje não teve ensaio do MIASombra aproveitei para ensaiar. O Milton tava lá e deu indicações. construimos a base da sequencia Água, foi bom resta ensaiar, discutimos as opiniões do texto. Enfim foi bom pra caramba. O professor começa a tomar veracidade em cena principalmente ele.

Os blocos já começam a se encaixar, quero agilizar isso antes da estreia do Dom Quixote.

Mais uma vez fluir...

"So porque o eixo não se mexe, a roda gira."
Antigo ditado Zen para o Wu wei.


Então pessoas lindas, o machucado #3 voltou firme e forte. O médico foi marcado para amanhã. Mas ja sei que ele vai disser: "tens de ficar uma semana parado esperando a dor passar".

É amiginhos hora de se planejar. pretendo estrear dia 27 de novembro. E o que vai bem: Já fechei a dramaturgia agora vejo o texto como um ator e modifico seguindo o que eu acho que a cena vai precisar, Conheço e me reconheço em cada historia, já decorei as que eu não sabia juntamente com a musica. O que vai mal: o pé impossibilita qualquer movimentação brusca do meu corpo como por exemplo fazer um Taulo (sequência de movimentos adequado ao estilo).

Qual é o plano? Tenho menos de um mês para ensaios diários e este não pode cessar agora, me concentrarei então na contação de historias sentado, de acordo com a melhoria do pé eu começo a me levantar. Assim penso em fazer boa parte da contação sentado com alguns poucos movimentos sei lá se vai dar certo, mas o machucado no pé veio por a prova isso.

Bom acho que é isso amanhã terei mais noticias enquanto isso segue o mantra para o buda da medicina:

Om muni maha muni sakye munie soha.

Conto

Um samurai apresentou-se diante do mestre Zen Hakuin e perguntou-lhe:
- Existe na realidade um paraíso e um inferno?
- Que és tú? - Questionou o mestre.
- Eu sou um samurai...
- Tú, um guerreiro! - Exclamou Hakuin. - Olha bem para tí. Que senhor te escolheria para servi-lo? Tens o aspecto de um mendigo.
A cólera apoderou-se do samurai. Agarrou no sabre e desembainhou. Hakuin continuou:
- Ah, até tens um sabre?! Mas não deves ter pericia que chegue a conseguires cortar-me a cabeça.
Furioso, o samurai ergueu o sabre, pronto a ferir o mestre e foi quando este lhe disse:
- É aqui que se abrem as portas do inferno.
Surpreendido pela firmeza tranquila do monge, o samurai voltou a embainhar o sabre e fez uma vénia.
- É aqui que se abrem as portas do paraíso - concluiu o mestre.

extraido do livro: "Os contos das artes marciais"
_______________________________________________

A dor do machucado #3 voltou depois de correr.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Novo horario

Ter - Qui - 8-10 - Treino

Seg - Qua - Sex - 9-11 - Ensaio

Este é o novo horario de treino e ensaio. Nos dois quero a duração de duas horas.

Os ensaios vão acontecer no espaço NAI (Ver-o-Rio) e na praça da República.

Os treinos no IAP.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Avaaz


A Avaaz.org é uma comunidade de cidadãos de todo o mundo enfrentando as grandes questões do mundo atual. Nossa meta é garantir que as opiniões e os valores da população mundial sejam a base para as decisões internacionais. Os membros da Avaaz.org atuam em prol de um mundo mais justo e pacífico e de uma globalização mais humana.

Saiba mais »

Dentre amigos

Consegui um passo importante. Entregar para a Vandilei Foró o roteiro depois da primeira revisão.

Ela o leu todo de uma única vez e levou para casa.

Sua impressão inicial foi que a dramaturgia precisa um alavanque pelo meio do texto, ela gostaria de ver a cena para ter outras impressões. Ela viu muitas cores e símbolos, muitos símbolos orientais e gostou do fantástico (Foi outra palavra que ela usou).

Neste processo no começo quando estava só eu ia para casa da Vandi Cristina Contar o que tinha acontecido como foi o ensaio, elas foram a inspiração para montagem do blog. Sinto-me bem escrevendo assim.

Hoje o ensaio foi na praça li varias vezes o novo roteiro e penso nele agora como um ator. Começa modificar e dar ideias que melhorem a cena, assim espero.

A Vandi deu uma ideia para um pedido de ajuda. Que eu concordei.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Nova face

Pois fim terminei a revisão.

Eita que eu cortei até os antigos contos. Ta com seis paginas com tudo referente ao ritual do espectáculo menos a cena do chá que so vou fazer quando estiver seguro de tudo.

Bom acho que ficou melhor. Quero mostrar para alguém que trabalhe com roteiro. Vou tentar o David matos.

Quero entregar também pro Milton e pro Maurício.

Quero entregar também para outras pessoas, mas acho que as outras pessoas estão ocupadas.

Amanhã imprimo ele de novo.

Ninguém disse que seria fácil

Finalizei o roteiro.

Tenho algo concreto e escrito que agora esta entre a revisão e rescrita do mesmo.

Entreguei ele para o Milton Aires e para o Maurício Franco. Este ultimo o leu rapidamente e achou o texto fraco, disse que já tinha lido coisas melhores vindas de mim. Muito explicativo e infantil.

Farei a primeira revisão hoje a noite.

Deparo-me agora com limitações em todos os sentidos: Textual e cénica. Amanhã de manhã eu irei ensaiar na praça da republica , talvez ela me inspire a algo.

Ninguém disse que seria fácil né!

Felicidades

É isso ai galera amiga!
Meu pé melhorou, consegui até dançar no dia do Pavulagem no domingo a noite. não senti o pé mais fiquei com medo de senti e tal. É ruim ter um machucado que te faz parar tu ficas pensando que ele esta lá tipo um sombra que te segue e a qualquer momento vai voltar.

Segui o que postei aqui como tratamento, o bom que deu tempo de entrar em finalização a dramaturgia empaquei no fogo como o professor vai argumentar com o aluno. Ja escrevi três vezes e nenhuma delas me satisfez ja to aqui quase sem ideia e volto pensando no que eu quero dizer com esse solo.

Anteontem eu declamei um pedaço do texto para a Vandilei quando eu fui entregar o remedio dela para gripe, o que ela ouviu ela gosto e disse que tava com vontade de ver isso apresentado.
O que são os amigos na vida de uma pessoa né! Isso me deu novo gás vou entregar para a ela o roteiro todo, pretendo fazer isso amanhã.

Estou esperando a resposta da Adriana que ficou de dar uma olhada nos textos, ela é muito inteligente e levou dois contos para ler.

Contei sobre a nova versão da historia para minha mãe que me emprestou um filme que deve me ajudar a me inspirar disse ela.

Enfim esta é a minha vida cercada de mulheres, ahuahauahuahuahua, sou um homem de sorte.

domingo, 17 de outubro de 2010

Musica final

Guerreiro não dorme

Guerreiro não dorme não



Guerreiro é vigia

da linda madrinha estrela guia

Guerreiro Vê a lua morrer

Guerreiro Vê o sol nascer



Guerreiro é o guarda do terreiro

Homem de confiança do Rei

Com guerreiro

o inimigo se amedronta

Então a casa grande não cai

Pois o guerreiro a boa fé do rei não trai


Guerreiro não dorme

Guerreiro não dorme não

Guerreiro não dorme

Guerreiro não dorme não

Guerreiro não dorme

Guerreiro não dorme não


(Jorge Ben)

sábado, 16 de outubro de 2010

Guerrilha medica

Olá pessoas amigas!


Bom segue aqui a sequência para pequenos baques ou pequenas inflamações.

Lembrando que eu moro em Belém do Pará e me utilizo de remédios naturais que existem aqui, pelo que eu sei existe inúmeros antiinflamatórios naturais em diversas plantas dos diversos estados brasileiros.


Nas primeiras horas do bate é sempre bom colocar uma bolsa de gelo ou um pano enrrolado com gelo dentro, particularmente eu tenho poucos recursos médicos por exemplo uma bolsa de gelo. Então eu faço com um pano enrrolado em gelo mesmo. Lembrando que o gelo serve como um analgésico e é sempre bem vindo nas primeiras horas do baque.

De dia quando estiveres descansando coloca uma bolsa de agua quente sobre o local doido, eu enche uma garrafa de agua plástica de 600 ml coloco um pano no pé (para não queimar a pele) deixo o tempo que esfria a agua e logo depois com a local ainda quente passa Andiroba. Enrrola um pano em volta do machucado para esquentar, esquentar a Andiroba é muito importante.


Antes de dormir fazer o mesmo procedimento de cima.


É isso ai guerreiros é a sobrevivência da guerrilha medica.

Sinto dores

Olá pessoas bonitas!

Trago más noticias que surgem do vento leste. A dor do machucado #3 voltou. Ontem quando estava indo trabalhar no Paralelo de dança (por sinal otima apresentação do grupo Ribalta) senti a dor. Acho que é uma inflamação. Anteriormente eu fui na emergência da Unimed o medico deu-me um antflamatorio.

Sei que se eu tomar um antiinflamatório vai melhorar mais minha experiência marcial diz que tu acabas viciando teu corpo se ficar tomando direto antiinflamatórios.


Enfim este final de semana vou ficar quieto esperando a melhora. Mas devo afirmar que eu estou preocupado amigos invisíveis da internet.


A dor me faz começar a mancar e justo na semana que os treinos iriam se intensificar.

E se curva...

Ok pessoas mudança de planos!


Hora de modificar o que existe, de ser como a água.


Resolvi fazer o seguinte.


A historia original que gostaria de fazer era a seguinte:


Um contador de historias que sorteia contos para o publico. Ele conhece cinco contos e ira contar apenas três destes cinco.


Não da tempo com o dia da estreia 27 de novembro.


A nova historia é a seguinte:


Um viajante que conta três historias que seu professor contou a ele. Cada historia representa um ponto crucial da vida deles. Criança, jovem, velhice. Agua, fogo, pedra.


Agua = Serpente, Bêbado e Águia.


Fogo = Djakupé.


Pedra = Louva-Deus.


E isso ai modificar para sobreviver.

Devaneios

Tenho de ser mais forte. O sorteio só depende de mim para que aconteça, me sinto perdido algumas vezes, tudo se junta com a vida pessoal ai fode tudo.

Pra te falar a verdade o ensaio acaba sendo o local onde eu posso descarregar uma mochila de pedras pregada na minha costa, a sensação é de liberdade, voou, crescimento, transformar-me em algo maior do que eu mesmo algo que a carne o mundo material não me satisfaz. E quando acaba olho em volta e me sinto vazio, desgastado, derramado, felizmente incompleto.

Hoje acordei cansado meu corpo um tanto doido, resolvi pensar em coisas que deixei um tanto de lado ainda não completei a terceira historia o que siginifica pouco tempo de ensaio e pra mim isso é intoleravel.


A primeira historia

Não pretendo postar os contos aqui, mas pretendo relatar sobre a pesquisa, tanto de corpo quanto a textual. Além de e contar por onde o conto perpassa.


Começarei com o primeiro conto:


A Serpente, o Bêbado e a Águia.


A historia: Este conto saiu de minha cabeça doentia, ele explica como a serpente aprendeu a se dobrar.


Ela (a serpente) que estava atras de comida encontra um bêbado que por mais que ela o ataca-se ele sente se esquivava sempre se curvando, ao final quando ela já estava cansada e desiste o bêbado se retira dizendo para ela "Do que adiante atacar reto se não sabe esquiva curvando". Ao final um águia desce e tenta atacar a serpente que faz exactamente o que o bêbado tinha lhe dito.


Esse conto se baseia no fundamento das artes marciais, em especifico o kungfu, em especifico o taichi. Que é de se dobrar ao encontrar uma barreira, ser como a agua que mesmo em um rio se curva sem perder sua meta.


A Serpente:

Bom o estilo da serpente criado dentro do monasterio Shaolin se destaca pela velocidade das mãos e imprevisibilidade do ataque, um estilo que utiliza ataques com mãos abertas direcionados aos olhos. Para estudo ví videos no youtube criando um partitura corporal que lembre o estilo lembrei também da historia do surgimento do taichi, como sobre o encontro entre uma serpente e uma garça. Relembrei alguns movimentos também de um antigo Taulo do estilo da Serpente. E claro dois famosos filmes chineses do Jack Chan, antes dele se tornar hollywoodiano.


O Bêbado:

Este para mim foi o mais difícil. O bêbado defini-se em ataques vindos das mais improváveis direções, se utiliza muito da base da serpente (Não confundir com o estilo).

O estilo é avançado sendo apreendido no mais alto grau dentro de alguns estilos. No Garra-de-Aguia por exemplo o Gram mestre Lau Fat Man era abil neste estilo e poucos foram os que apreenderam.

A pesquisa se resumiu em ver e entender os movimentos, entender os movimentos não significa entender o estilo, este segundo algo muito mais profundo. Estudei um Taulo que era ensinado na academia Tao-Chi de Wushu moderno, este muito acrobatico. Em pesquisa no Youtube descobri que o estilo é pouco acrobatico e mais relacionado com golpes caoticos e rapidos. Ao final acho que consegui um meio termo entre o que vivenciei e o que vi.


A Aguia:


Bom ai foi beeeem mais facil.O estilo que estudo e pratico desde de 2001 é o Garra-de-Águia do Mestre Li Wang Kay atravez do Sifu Marcio Soares. O estilo não procura imitar a Águia mas sim entender seu processo de ataque a presa, especializando-se em apresar o inimigo.

A pesquisa então se tornou mais marcial do que imitar realmente o animal.


Em suma o resultado da pratica se tornou uma historia quase toda marcial, mas remetendo a todos os ícones da historia.


Obs: Ao longo do blog vou identificando alguns conceitos das artes marciais para melhor entendimento do texto.


Materia de pesquisa:

Videos:

Drunken Master End Fight Part 1 of 2

http://www.youtube.com/watch?v=Bv7hniGxkWw


Snake style

http://www.youtube.com/watch?v=fZL-R5ACXeo


Snake Form

http://www.youtube.com/watch?v=77eUHvCYO5I


kung fu snake form

http://www.youtube.com/watch?v=4ltPhXn3SuE


Snake Kung Fu

http://www.youtube.com/watch?v=IyAJahH-WM4


The best Snake style fight ever!

http://www.youtube.com/watch?v=Nv0RGdcYu_U


Snake Style Kung Fu - 1994

http://www.youtube.com/watch?v=W8wq9KwBvQQ


Southern Shaolin Kung Fu: Snake Fist 568 eBay

http://www.youtube.com/watch?v=y771kbEu9pc


snake style

http://www.youtube.com/watch?v=Ky6SJzkRa0M


Kati garra de águia Mestre Lap Wah Ng

http://www.youtube.com/watch?v=nxu4A8QmZ9U


Kati Tchu Tchiyn Kui Garra de Águia por Mestre lap Wah Ng

http://www.youtube.com/watch?v=J2BOQJ0aXlg


Drunken Style Kung Fu - 1996

http://www.youtube.com/watch?v=uHuZKZzaiY0


Eagle's claw - [鹰爪翻子行拳]

http://www.youtube.com/watch?v=9sGIkkgMuXA


Eagle Claw Grandmaster LILY LAU

http://www.youtube.com/watch?v=LiIEnRTVZys


Kung Fu - Garra de Águia "Eagle Claw"

http://www.youtube.com/watch?v=XxPSkHwvZlc


Paginas da Web:


Tai chi chuan

http://ensinamentosbudistas.blogspot.com/2010/09/tai-chi-chuan-equilibrio-do-corpo-e-da.html


Livros:


The secrets of eagle claw kung fu - Gram mestre Lang Shun


Os contos das artes marciais - Michael Random e Pascal Fauliot

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dramaturgia

A dramaturgia do espectáculo será feita por mim, não que eu seja um excelente escritor, mas eu me divirto tanto quanto eu interpreto.
A ideia da dramaturgia é criar historias que simbolizem superação através de esforço. Torna-se então algo pessoal, o dispositivo emocional da criação deste solo, penso que torna-se então o trabalho mais verdadeiro que eu já fiz.
A palavra que descreve este trabalho é superação.

Machucado #3

Onde: No joelho

Como: Ao fazer os primeiros movimentos da primeira historia rasguei um pouco do meu joelho.

Obs: Meu corpo vai curar sozinho isso.

Machucado #2

Onde: Nós dos dedos.

Como: Fazendo apoio no anfiteatro do IAP.

Obs: Fazer apoio de mão fechada no anfiteatro de ter um pano para proteger minimamente a mão, afinal mesmo machucado eu não parei de fazer, meu medo é que infeccione durante o apoios dos outros dias.

Machucado #1

Onde: Começa perto da planta do pé termina no osso protuberante acima do pé.

Acho que: Foi um rasgo muscular talvez por conto de como começa a primeira historia (A serpente, o bêbado e a Águia). Tenho de dar duas rasteiras tendo a perna esquerda como base. Ai de tanto girar o pé sentiu.

Tratamento: Ao dormir Andiroba e enfaixar o pé. Agua quente duas vezes ao dia.

Obs: por causa do feriado prolongado o tratamento foi meio torto, no entanto não dancei esse final de semana.

Obs2:Fiquei assustado com o tempo de descanso e fui a emergência, lá o medico me deu um antiinflamatório.

sábado, 9 de outubro de 2010

Preciso escrever para ti que esta lendo agora, pois não tenho com quem confidenciar minhas vitorias e derrotas dentro do processo de criação do "Sorteio de contos". Apenas meus amigos mais próximos se tornam meus confidentes o que eu não sei se acabo por ser chato tentando jorrar informações de uma semana de ensaio diário.

Aqui quero relatar as possibilidades cénicas em combinação com as artes marciais em especifico o kung fu estilo Garra de águia (Ying jow pai). Para a contação de historias.